Home > Projectos > Projectos - P5
Polis Litoral Ria Formosa
Sociedade para a Requalificação
e Valorização da Ria Formosa,S.A.
Chalet João Lúcio, Pinheiros de Marim
8700-225 Olhão
Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649
geral@polislitoralriaformosa.pt
Adopte uma pradaria marinha
sugestões
Não existe nenhum inquérito a decorrer...
ver resultados
projectos
P5 Criação, requalificação e valorização das infraestruturas de acostagem
e áreas adjacentes
Objectivo
Criar, requalificar e valorizar as infraestruturas portuárias de acostagem (cais, terminais de passageiros, fundeadores, varadouros). Associada a esta requalificação, tornase relevante, e essencial, a requalificação do espaço envolvente a essas infraestruturas portuárias, por via da criação de adequadas estruturas de acessibilidade viária e ciclável, de estacionamento automóvel, equipamentos de apoio e qualificação de espaço público, tornando estes espaços atractivos e pensados como “Portas da Ria Formosa”.

Refira-se que o IPTM já tem em curso um processo de requalificação/reconstrução do cais de acostagem nas Portas do Mar.

Localização
Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António

Actividades a desenvolver
Projectos e Obras:
- Criação e/ou requalificação das infraestruturas de acostagem, incluindo a requalificação da zona envolvente, de acordo com as indicações do plano de mobilidade;
- Requalificação e criação de zonas de apoio na área terrestre envolvente aos cais de acostagem (estacionamentos de retaguarda, equipamentos de apoio), de acordo com as indicações do plano de mobilidade;
- Instalação de fundeadouros, de acordo com as localizações definidas no POPNRF.

Refira-se que alguns projectos de infraestruturas portuárias, pelas suas características, poderão estar sujeitos a procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental de acordo com a legislação vigente.

Projecto de Execução dos Cais de Acesso às Ilhas Barreira

Adjudicatário: HIDROPROJECTO, Engenharia e Gestão, S.A.
Valor de Execução: 21 200,00€
Fase do Projecto: Concluído

Os projectos de adaptação e reabilitação das pontes-cais da Ria Formosa têm como objectivo a requalificação das pontes-cais de Olhão, Armona, Culatra e Farol e prevêem um investimento que será suportado pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), estando prevista a sua candidatura ao Programa de Investimentos do Turismo (PIT).

Os projectos, que são parte integrante do Plano Estratégico do Polis Litoral Ria Formosa, apontam para o reforço estrutural dos cais existentes, a sua requalificação, acabamentos e arranjos exteriores, nomeadamente a colocação de ensombramentos e mobiliário urbano.

Envolvem também – de acordo com a especificidade de cada uma das situações – as zonas adjacentes aos cais, como as estruturas de acessibilidade viária e ciclável, estacionamento automóvel e equipamentos de apoio e qualificação do espaço público. No entanto, estas acções não são ainda objecto da presente empreitada.

O projecto contemplou uma inspecção sub-aquática, que teve como objectivo fazer o diagnóstico do estado de conservação das estruturas, de forma a equacionar qual o tipo de intervenção a efectuar e a avaliar a natureza e dimensão das acções.

Projecto/acção relacionado
- P4 — Plano de mobilidade e ordenamento de circulação na Ria.

Ver empreitada

voltar
 
Nata Design