Home > Projectos > Projectos - P1
Polis Litoral Ria Formosa
Sociedade para a Requalificação
e Valorização da Ria Formosa,S.A.
Chalet João Lúcio, Pinheiros de Marim
8700-225 Olhão
Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649
geral@polislitoralriaformosa.pt
Adopte uma pradaria marinha
sugestões
Não existe nenhum inquérito a decorrer...
ver resultados
projectos
P1 Medidas correctivas de erosão e defesa costeira - reestruturação e requalificação
das ilhas barreira e espaços terrestres contíguos
P1.1 - Ilha de Faro
Objectivo
Retirada de ocupações em zonas de risco, manutenção e reposição do equilíbrio do ecossistema e minimização das situações de risco para pessoas e bens por via de medidas correctivas de erosão e defesa costeira, que passam pela reestruturação de espaços ocupados por aglomerados populacionais e localizados em zonas de risco (áreas sujeitas a processos de erosão costeira) e requalificação do espaço público de forma a garantir coerência e qualidade do conjunto edificado, garantindo, assim, a melhoria das condições de uso e habitabilidade destes espaços em harmonia com o meio natural envolvente.

Localização
Ilha de Faro, Faro

Actividades a desenvolver
Estudos e Planos:
Plano de Pormenor para a área desafectada do domínio público hídrico na Ilha de Faro, de acordo com a UOPG III — Ilha de Faro. Este Plano deverá ser articulado com o “plano de intervenção e requalificação” a realizar para a área de domínio público hídrico nesta mesma ilha.

Projectos e Obras:
- Parque de estacionamento na área terrestre;
- Reestruturação do actual acesso viário, permitindo uma utilização mista e mantendo as condições de circulação de água nos esteiros;
- Mobilidade na Ilha de Faro (acessibilidades e estacionamento na ilha, percursos pedonais e cicláveis);
- Requalificação e reestruturação da área desafectada do domínio público hídrico(incluindo a área do parque de campismo);
- Recuperação e renaturalização de áreas degradadas e/ou desocupadas (soluções específicas para cada situação a determinar: descompactação do solo, recuperação dunar, plantação de espécies autóctones, instalação de paliçadas, valorização dos espaços, outras).
- Implementação do plano de praia.

Projecto/acção relacionado
- P2.1 - Renaturalização

> ver Plano de Pormenor
P1.2 - Ilha da Culatra (núcleo da Culatra e do Farol)
Objectivo
Retirada de ocupações em zonas de risco nas ilhas-barreira, manutenção e reposição do equilíbrio do ecossistema, e minimização das situações de risco para pessoas e bens, através de medidas correctivas de erosão e defesa costeira que incluem a reestruturação e requalificação do espaço público, garantindo condições de uso e habitabilidade e dando coerência ao conjunto edificado a manter, em harmonia com o meio natural envolvente.

Localização
Ilha da Culatra, Faro

Actividades a desenvolver
Acções Preparatórias:
Criação de comissões específicas de acompanhamento por despacho do MAOTDR, conforme artigo 38º do POOC Vilamoura-Vila Real de Santo António, para o acompanhamento da implementação desta acção.

Estudos e Planos:
- Plano de intervenção e requalificação para o núcleo da Culatra, de acordo com a UOPG IV — núcleo da Culatra. Este plano deverá ser articulado com o “plano de intervenção e requalificação” a realizar para os restantes núcleos da ilha - Hangares e Farol).

Este plano deverá conter: um plano de recuperação, onde se preveja a demolição prioritária das edificações implantadas em duna primária e em áreas de risco, e a remoção de todas as edificações que impeçam o livre acesso à praia; a demolição das construções que correspondem a segunda habitação no núcleo da Culatra; a recuperação e renaturalização de áreas degradadas; a regularização da situação de algumas das edificações existentes no núcleo da Culatra; a requalificação e valorização do espaço público, com o objectivo de garantir coerência e qualidade do conjunto edificado presente com o meio natural envolvente, e a requalificação da zona de acostagem e área envolvente. Refirase que já se encontra em execução o porto de abrigo para pequena pesca na Ilha da Culatra. A execução desta UOPG implica, ainda, a elaboração de um plano de praia que inclua a sua reclassificação e avaliação da capacidade de carga da praia; estudo de atravessamentos pontuais para acesso à praia e aos apoios de praia a criar.

- Plano de intervenção e requalificação para o núcleo do Farol, na área de jurisdição do IPTM. Este deverá ser articulado com o “plano de intervenção e requalificação” a realizar para os restantes núcleos da ilha - Hangares e Farol. Este plano deverá conter a requalificação e reestruturação deste espaço edificado, de acordo com os objectivos definidos para a classe de espaço onde se insere, que inclui: a realização de uma análise custo-benefício que equacione a demolição programada das edificações existentes em domínio público hídrico; um plano de recuperação de áreas degradadas e medidas de reposição das condições de ambiente natural.

Projectos e Obras:
- Demolições das edificações identificadas para cada um dos núcleos — Culatra e Farol (remoção das construções, limpeza do terreno e transporte dos resíduos a destino final adequado);
- Realojamento de residentes de primeira habitação em que fique provado que é a única residência devidamente identificada (preferencialmente para os núcleos a reestruturar na mesma ilha-barreira);
- Recuperação e renaturalização de áreas degradadas e/ou desocupadas (soluções específicas para cada situação a determinar: descompactação do solo, recuperação dunar, plantação de espécies autóctones, instalação de paliçadas, valorização dos espaços, outras);
- Requalificação do espaço público em ambos os núcleos;
- Requalificação da zona de acostagem e espaço envolvente no núcleo da Culatra;
- Implementação do plano de praia no núcleo da Culatra.

Projecto/acção relacionado
- P2.1 - Renaturalização

P1.3 - Ilha da Armona (núcleo da Armona)
Objectivo
Retirada de ocupações em zonas de risco nas ilhas-barreira, manutenção e reposição do equilíbrio do ecossistema e minimização das situações de risco para pessoas e bens, por via de medidas correctivas de erosão e defesa costeira que incluem a reestruturação e requalificação do espaço público, garantindo condições de uso e habitabilidade e dando coerência ao conjunto edificado a manter, em harmonia com o meio natural envolvente.

Localização
Ilha da Armona, Olhão

Actividades a desenvolver
Acções Preparatórias:
Criação de comissões específicas de acompanhamento por despacho do MAOTDR, conforme artigo 38.º do POOC Vilamoura-Vila Real de Santo António, para o acompanhamento desta acção.

Estudos e Planos:
- Plano de intervenção e requalificação para o núcleo da Armona, de acordo com a UOPG V — núcleo da Armona. Este deverá conter: uma análise custo-benefício que equacionará a remoção programada das edificações existentes no domínio público hídrico, implantadas ou não em áreas dele desafectadas ou concessionadas; a demolição e remoção das edificações que se encontrem sem condições de habitabilidade, em zonas de risco ou em situação de ilegalidade; a recuperação e renaturalização de áreas degradadas, e a requalificação da área envolvente à zona de acostagem.
- Na elaboração deste plano, deverá ser equacionada a alteração da área delimitada no estudo geral de urbanização da Ilha da Armona, de forma a abranger as edificações legais existentes e a avaliar o conjunto edificado, a oeste do limite territorial daquele plano.

Projectos e Obras:
- Demolições das edificações identificadas no núcleo da Armona (remoção das construções, limpeza do terreno e transporte dos resíduos a destino final adequado);
- Realojamento de residentes de primeira habitação em que fique provado que é a única residência devidamente identificada (preferencialmente para os núcleos a reestruturar na mesma ilha-barreira);
- Requalificação do espaço público e da zona de acostagem e espaço envolvente no núcleo da Armona;
- Recuperação e renaturalização de áreas degradadas e/ou desocupadas (soluções específicas para cada situação a determinar: descompactação do solo, recuperação dunar, plantação de espécies vegetais características, instalação de paliçadas, valorização dos espaços, outras).

Projecto/acção relacionado
- P2.1 - Renaturalização

P1.4 - Quatro Águas
Objectivo
Requalificação e valorização do espaço público, nomeadamente em termos de ordenamento de tráfego e melhoria dos equipamentos e serviços existentes. Criação de infraestruturas relacionadas com a actividade náutica (docas de recreio e núcleos de recreio náutico) e construção de cais suplementares que garantam uma ligação entre a cidade e a ilha com qualidade.

Localização
Tavira

Actividades a desenvolver
Estudos e Planos:
- Plano de intervenção e requalificação para as Quatro Águas, de acordo com a UOPG VI — Quatro Águas. Este deverá conter: a requalificação paisagística e ambiental do espaço; a melhoria dos equipamentos públicos existentes; a construção de cais de acostagem suplementar na Ilha de Tavira e a criação de infraestruturas relacionadas com a actividade náutica. Refirase que, de acordo com as suas características e dimensões, alguns dos projectos a desenvolver poderão estar sujeitos a procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental de acordo com a legislação vigente.

Projectos e Obras:
- Requalificação do espaço público e equipamentos públicos;
- Reestruturação e requalificação das acessibilidades e estacionamento;
- Infraestruturas ligadas à actividade náutica (de acordo com as necessidades identificadas no plano de intervenção e requalificação);
- Cais de acostagem suplementar na Ilha de Tavira.

Projecto/acção relacionado
- P1.5 - Ilha de Tavira

ver projecto

P1.5 - Ilha de Tavira
Objectivo
Manutenção e reposição do equilíbrio do ecossistema e minimização das situações de risco para pessoas e bens, através de medidas correctivas de erosão e defesa costeira que incluem a reestruturação e requalificação do espaço público, garantindo condições de uso e habitabilidade e dando coerência ao conjunto edificado a manter em harmonia com o meio natural envolvente.

Localização
Tavira

Actividades a desenvolver
Acções Preparatórias:
Criação de comissões específicas de acompanhamento por despacho do MAOTDR, conforme artigo 38.º do POOC Vilamoura-Vila Real de Santo António, para o acompanhamento da implementação desta acção.

Estudos e Planos:
- Plano de intervenção e requalificação para a Ilha de Tavira. Este deverá conter a requalificação e reestruturação deste espaço edificado, de acordo com os objectivos definidos para a classe de espaço onde se insere, que inclui: a realização de uma análise custo-benefício que equacione a demolição programada das edificações existentes em domínio público hídrico; um plano de recuperação de áreas degradadas e medidas de reposição das condições de ambiente natural.

Projectos e Obras:
- Demolições das edificações identificadas na Ilha de Tavira (remoção das construções, limpeza do terreno e transporte dos resíduos a destino final adequado);
- Realojamento de residentes de primeira habitação em que fique provado que é a única residência devidamente identificada;
- Requalificação do espaço público;
- Recuperação e renaturalização de áreas degradadas e/ou desocupadas.

Projecto de Execução do Plano de Intervenção e Requalificação da Ilha de Tavira

Antes                                                                                Depois


Objectivos do Projecto:
> Concepção de medidas de reposição das condições de ambiente natural que asseguram a sua estabilidade biofísica;
> Recuperação e renaturalização de áreas degradadas (soluções específicas para cada situação a determinar: acessibilidades, descompactação do solo, recuperação dunar, plantação de espécies vegetais características, instalação de paliçadas, valorização dos espaços, outras).
> Requalificação e valorização paisagística e ambiental do espaço público e equipamentos públicos - Parque de Campismo e percursos de acesso entre o cais de embarque e a praia.

O investimento total previsto para a empreitada do Projecto de Intervenção e Requalificação para a Ilha de Tavira é de cerca de 2,2 milhões de euros.
O lançamento da empreitada está previsto para 2011.

Projecto/acção relacionado
- P1.4 - Quatro Águas
P1.6 - Cacela/Fábrica
Objectivo
Requalificação e potenciação dos aglomerados de Cacela e Fábrica como pólos de visitação/miradouro da Ria Formosa e ligação e articulação entre ambos os aglomerados por percurso pedonal e equipamentos complementares.

Localização
Cacela - Fábrica / Vila Real de santo António

Actividades a desenvolver
Estudos e Planos:
- Plano de Pormenor para Cacela/Fábrica, de acordo com a UOPG VII — Cacela/Fábrica (artigo 87.º do POOC Vilamoura–Vila Real de Santo António). Este Plano deverá conter: a articulação entre os aglomerados de Cacela e Fábrica através de um passeio pedonal; o estudo das tipologias construtivas existentes no núcleo de Cacela; a avaliação da necessidade de intervenções de requalificação em todas as edificações existentes nos aglomerados de Cacela e Fábrica e a requalificação dos equipamentos existentes.

Projectos e Obras:
- Demolições das edificações identificadas na Ilha de Tavira (remoção das construções, limpeza do terreno e transporte dos resíduos a destino final adequado);
- Realojamento de residentes de primeira habitação em que fique provado que é a única residência devidamente identificada;
- Requalificação do espaço público;
- Recuperação e renaturalização de áreas degradadas e/ou desocupadas.

Projecto/acção relacionado
- P8.6 - Percurso Pedonal Lacém - Manta Rota

voltar
 
Nata Design