Home > Notícias > Notícia
Polis Litoral Ria Formosa
Sociedade para a Requalificação
e Valorização da Ria Formosa,S.A.
(em liquidação)
Chalet João Lúcio, Pinheiros de Marim
8700-225 Olhão
Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649
geral@polislitoralriaformosa.pt
Adopte uma pradaria marinha
sugestões
Não existe nenhum inquérito a decorrer...
ver resultados
notícias
POSEUR aprova Candidaturas para a Empreitada do Plano de Praia do Ancão e das Ligações ao Ludo e ao Garrão
2021.02.10
As três candidaturas apresentadas ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos para a Empreitada do Plano de Praia do Ancão e das Ligações ao Ludo e ao Garrão, foram todas aprovadas.

Trata-se de três candidaturas distintas, são elas: Redução do pisoteio dos sistemas dunares através do ordenamento das acessibilidades no troço final Poente do sistema lagunar do Parque Natural da Ria Formosa - Km 0+000,00 ao Km 3+414,53 (Código da operação - POSEUR-03-2215-FC-000129), Disciplina e ordenamento dos acessos à Praia do Ancão, com salvaguarda e recuperação do sistema dunar - Km 3+414,53 ao Km 4+258,26 (Código da operação - POSEUR-03-2215-FC-000130) e Conservação do sistema dunar no troço Garrão/Ancão através da redução do pisoteio - desde o Km 4+258,26 até ao Km 4+946,51 (Código da operação - POSEUR-03-2215-FC-000131) e têm como objectivo principal a protecção da biodiversidade e dos ecossistemas.

De referir que a intervenção em questão, enquadrou-se inicialmente, no âmbito de um protocolo celebrado entre a Polis Litoral Ria Formosa – Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa, S.A. (em liquidação) e o Município de Loulé, para regulação da comparticipação técnica e financeira para a construção do “Plano de Praia do Ancão e das ligações ao Ludo e ao Garrão”, que teve por objectivo a materialização daquele Plano de Praia, previsto em sede do Plano Estratégico de Intervenção e Requalificação e Valorização da  Ria Formosa, que enquadra e norteia a intervenção Polis Litoral Ria Formosa, nas acções P7 – Infraestruturas de apoio ao uso balnear, integradas no Eixo III – Valorizar os recursos como factor de competitividade, bem como a sua articulação com unidades balneares limítrofes e a zona do Ludo.

Desta forma, foi ordenada e disciplinada uma utilização pedonal e ciclável, de carácter lúdico, que sempre se verificou neste território, dotando-a de infra-estruturas e equipamentos adequados à mobilidade suave, que não apenas aumentou os índices de conforto e segurança na sua fruição, como também permite salvaguardar os valores e recursos naturais em presença, numa área de grande sensibilidade ambiental e paisagística.

A empreitada consistiu na formalização da ligação pedonal e ciclável entre a Quinta do Lago e a Praia do Garrão, ao longo de um traçado que se estende por 5.100 metros, com alguns troços assentes no terreno existente, com balizamento do percurso, e outros troços implantados com recurso a passadiços sobreelevados em madeira, dotados de guardas de amparo. Foi também preconizada a criação de zonas de descanso e de estadia, propícias ao exercício de contemplação e comunhão com a natureza, que neste troço final do sistema lagunar se apresenta ímpar e singular. Na unidade balnear do Ancão, e de forma a regularizar a intensa procura de que esta zona é alvo no decurso do Verão, foram construídos parques de estacionamento, aproveitando zonas existentes destinadas a essa utilização e disciplinando o estacionamento desregrado que por vezes se verificava, em prejuízo da integridade ambiental da área, com uma capacidade total de cerca de 500 viaturas. Complementarmente, foram construídos passadiços de acesso à praia, em articulação também com os apoios de praia existentes.

O investimento da Empreitada do Plano de Praia do Ancão e das Ligações ao Ludo e ao Garrão ascendeu os três milhões de euros, com recurso a financiamento comunitários através do POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Capital Social da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e do Município de Loulé.

Esta intervenção foi concluída em dezembro do ano transacto.

A empreitada foi executada pela Tecnovia – Sociedade de Empreitadas, S.A., a fiscalização foi levada a cabo pela Replecto D’Algarismo, Lda. e o projectista foi a N- Projectos, Arquitectura e Engenharia, Lda..

voltar
 
Nata Design