Home > Notícias > Notícia
Polis Litoral Ria Formosa
Sociedade para a Requalificação
e Valorização da Ria Formosa,S.A.
(em liquidação)
Chalet João Lúcio, Pinheiros de Marim
8700-225 Olhão
Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649
geral@polislitoralriaformosa.pt
Adopte uma pradaria marinha
sugestões
Não existe nenhum inquérito a decorrer...
ver resultados
notícias
Nota de Imprensa
2018.07.20

Praia da ilha da Fuseta reabre ao público após intervenção da PLRF

Está aberta aos veraneantes a praia da Fuseta-Mar, na ilha da Armona, após intervenção executada pela Polis Litoral Ria Formosa, Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa, S.A. (em liquidação).

À semelhança do ocorrido em diversos pontos do litoral algarvio, na sequência das intempéries ocorridas no final de fevereiro e início de março deste ano, a praia da Fuzeta-Mar foi severamente devastada tendo perdido significativo volume de areia, de onde resultou corte da duna, numa altura superior a 3 metros em grande extensão, e consequente destruição de parte das paliçadas existentes.

Ver fotografias Praia da Fuzeta antes de intervenção

Em parte da área afetada, a Polis Litoral Ria Formosa, S.A. tinha prevista uma intervenção, objeto de concurso público lançado em janeiro de 2017, a designada "Empreitada de Reforço do Cordão Dunar das Ilhas da Armona e de Tavira | Praia da Fuseta-Mar e Extremo Poente da Ilha de Tavira" com um prazo de execução de 180 dias e um valor base de 1.650.000€, com uma comparticipação financeira comunitária através do POSEUR.

Tendo sido possível efetuar a consignação da empreitada em 22 de maio, foram multiplicados esforços para agilizar o cumprimento de objetivos iniciais da mesma no reforço do cordão dunar e em particular a reposição de sedimentos e reperfilamento de uma frente de praia com cerca de 200m, objetivo prioritário para viabilizar abertura da época balnear na praia da Fuseta-Mar, o que foi atingido em 10 de julho e possibilitou hastear as bandeiras Azul e Qualidade de Ouro da Quercus, com que esta zona balnear olhanense voltou a ser distinguida este ano, não obstante terem decorrido apenas 50 dias do prazo da empreitada.

Na atualidade, no âmbito do reforço do cordão dunar nesta zona tão fragilizada, já foram repostos, e parcialmente reperfilados, cerca de 80.000m³ de areia, permitindo em paralelo que a praia disponha de condições para ser utilizada pelo público em geral, concessionários e outras entidades de promoção turística, na área de intervenção.

Ver fotografias depois da obra executada


voltar
 
Nata Design