Home > Notícias > Notícia
Polis Litoral Ria Formosa
Sociedade para a Requalificação
e Valorização da Ria Formosa,S.A.
(em liquidação)
Chalet João Lúcio, Pinheiros de Marim
8700-225 Olhão
Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649
geral@polislitoralriaformosa.pt
Adopte uma pradaria marinha
sugestões
Não existe nenhum inquérito a decorrer...
ver resultados
notícias
Empreitada da Praia do Barril tem Equipa de Arqueologia em Permanência
2018.06.13
Decorre desde o início de janeiro a execução da Empreitada de Reforço do Cordão Dunar da Ilha de Tavira | Praia do Barril, resultado de um projeto com designação semelhante, esta obra visa o reforço do cordão dunar e alimentação da praia do Barril, mediante a reutilização de sedimentos resultantes do desassoreamento do canal da barra da Armona e canais confluentes, no concelho de Olhão. Tem ainda, com o objetivo primordial, promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos para pessoas e bens.

A praia do Barril, localizada na freguesia de Santa Luzia, concelho de Tavira é atualmente um dos pontos turísticos do concelho, não só pela praia, mas também pela importância que teve e tem na história da pesca do atum no Algarve.

Atualmente existem na Praia do Barril, vestígios in situ de uma história com mais de um século relacionada com a intensa pesca do atum que existiu por todo o Algarve até à segunda metade do séc. XX. As almadravas ou armações lançadas no Algarve eram verdadeiras obras de engenharia náutica, bastante complexas, constituídas por quilómetros de redes, centenas de âncoras e cabos de ferro e milhares de boias de cortiça. Nesta praia, esse legado histórico de uma intensa atividade pesqueira está ainda bem presente no património construído, nas âncoras de grande porte depositadas no cordão dunar, assim como todos os outros vestígios que construíam estas armações de pesca. Assim, na perspetiva da proteção e salvaguarda deste património, a presente empreitada, tem em permanência uma equipa de arqueologia que garante não só a sua salvaguarda mas também, a proteção e sinalização destas áreas sensíveis do ponto de vista patrimonial.

Está previsto o término desta empreitada em agosto de 2018.

VER FOTOS

voltar
 
Nata Design