Home > Notícias > Notícia
Polis Litoral Ria Formosa
Sociedade para a Requalificação
e Valorização da Ria Formosa,S.A.
Chalet João Lúcio, Pinheiros de Marim
8700-225 Olhão
Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649
geral@polislitoralriaformosa.pt
Adopte uma pradaria marinha
sugestões
Não existe nenhum inquérito a decorrer...
ver resultados
notícias
Polis Litoral Ria Formosa conclui as bases para uma mobilidade renovada no acesso à Praia de Faro
2016.07.27

Estão concluídas as empreitadas de requalificação do acesso à Praia de Faro e do parque de estacionamento exterior, que a partir de hoje servem, sem restrições, os residentes, utentes e visitantes daquela que é a principal unidade balnear da cidade de Faro.

Através da repavimentação do acesso à Praia de Faro e da criação de um passadiço paralelo dedicado em exclusivo à mobilidade suave, finalmente os peões e ciclistas obtêm uma perspectiva privilegiada sobre a Ria Formosa, ao mesmo tempo que vêem resolvido o conflito decorrente da convivência com o tráfego automóvel, melhorando assim as condições de segurança na via para todos os seus utentes.

Com a criação do parque de estacionamento exterior, dotado de aproximadamente 1000 lugares, compreendendo ligeiros e pesados de transporte de passageiros, estão também criadas as condições para o alívio da carga automóvel sobre o frágil e debilitado sistema da Península do Ancão, podendo o trajecto até à Praia de Faro ser feito através do passadiço. Terminado o período estival, serão realizadas as plantações de material vegetal no parque de estacionamento, incluindo árvores de sombreamento, devendo-se o seu adiamento à necessidade de evitar um período crítico de altas temperaturas e reduzida humidade, que colocariam em risco o sucesso das mesmas.

A concretização desta obra, que desde há décadas era discutida pelos agentes locais, representa a materialização de uma verdadeira infra-estrutura que permitirá a renovação da mobilidade no acesso à Praia de Faro, dando primazia ao peão sobre o automóvel, rompendo com um modelo ultrapassado.

Igualmente as passagens hidráulicas agora instaladas, possibilitarão o melhoramento da circulação de águas, recuperando os esteiros interrompidos pela implantação do aterro de acesso à Praia, aquando da construção da actual ponte, cujas consequências eram cada vez mais evidentes, com a progressiva alteração de uma parte considerável do sapal situado a poente do aterro.

A substituição da ponte, também projectada no âmbito da intervenção Polis Litoral Ria Formosa, aguarda a obtenção de recursos financeiros para o efeito.

O investimento realizado, com um custo na ordem dos 1,5 milhões de euros, foi financiado com recurso a capital social da Polis Litoral Ria Formosa, S.A., incluindo uma comparticipação da componente Câmara Municipal de Faro, e vem, mais uma vez, dar corpo ao compromisso desta Sociedade para com as expectativas da população, no caso concreto, de Faro, cujo anseio de longa data é agora correspondido.

voltar
 
Nata Design