Home > Notícias > Notícia
Polis Litoral Ria Formosa
Sociedade para a Requalificação
e Valorização da Ria Formosa,S.A.
Chalet João Lúcio, Pinheiros de Marim
8700-225 Olhão
Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649
geral@polislitoralriaformosa.pt
Adopte uma pradaria marinha
sugestões
Não existe nenhum inquérito a decorrer...
ver resultados
notícias
Ministro do Ambiente inaugura hoje obras Polis Litoral Ria Formosa em Tavira
2016.07.20

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, preside, hoje, à inauguração da requalificação das Quatro Águas, pelas 15h, e à requalificação paisagística da marginal entre Pedras D’ El Rei e Santa Luzia, pelas 16h.

A intervenção nas Quatro Águas teve como objetivo o ordenamento e a regularização da área, através da requalificação e valorização do espaço público. Abrangendo o acesso viário desde a zona do futuro Porto de Pesca de Tavira até ao cais de embarque das Quatro-Águas, esta obra, há muito desejada pela população, criou condições para formas alternativas de mobilidade (circulação pedonal e de velocípedes) e melhorou as condições de amenidade ao nível de pavimentos e equipamentos, passando esta zona a constituir uma área nobre para a população, consagrada ao lazer e à fruição do contacto sensorial com o ambiente.

A empreitada teve como finalidade melhorar o acesso, a circulação e o estacionamento; criar locais de descanso e sombreamento ao longo do percurso ribeirinho de modo a proporcionar condições de segurança, conforto e contemplação da natureza; recuperar e consolidar as margens erodidas por ação das águas do rio Gilão e do efeito abrasivo originado pela oscilação permanente do nível das águas das marés da Ria Formosa; criar espaços adequados ao convívio e à animação e colocar novas redes de saneamento básico, eletricidade, telefones e drenagem.

A intervenção teve um custo total de dois milhões e novecentos mil euros, incluiu a execução do projeto, da empreitada e fiscalização e foi financiada com recurso a capital social da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, S.A., através das componentes Estado e Câmara Municipal de Tavira e financiamento comunitário (parcial) por meio do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT-QREN). O projeto de execução foi da autoria da arquiteta paisagista Ana Paula Carvalho, ficando a execução da empreitada a cargo da empresa Vibeiras, Sociedade Comercial de Plantas, S. A.

No diz respeito à requalificação paisagística da ligação de Pedras D’el Rei-Santa Luzia, a obra contempla a inclusão de novo mobiliário urbano como são exemplos os bancos, os apoios para colocação de bicicletas, os ecopontos, os dispensadores de sacos, as papeleiras e outros elementos com vista a facilitar as atividades lúdicas e de lazer. Foi ainda plantada nova vegetação e criada uma ciclovia que permita, aos muitos utentes que circulam neste percurso, fazê-lo em renovadas condições de segurança e qualidade.

A empreitada teve um custo total de setecentos mil euros, incluiu a execução do projeto, da empreitada e fiscalização, financiada com recurso a capital social da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, S.A., através da componente Câmara Municipal de Tavira e financiamento comunitário por meio do Programa Operacional Regional do Algarve/QREN. O projeto de execução foi elaborado pela empresa Land Design – Arquitetura Paisagista, Lda. e a empreitada foi igualmente adjudicada à empresa Vibeiras, Sociedade Comercial de Plantas, S. A.

voltar
 
Nata Design