Home > Apresentação do Projecto FORWARD
Polis Litoral Ria Formosa
Sociedade para a Requalificação
e Valorização da Ria Formosa,S.A.
Chalet João Lúcio, Pinheiros de Marim
8700-225 Olhão
Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649
geral@polislitoralriaformosa.pt
Adopte uma pradaria marinha
sugestões
Não existe nenhum inquérito a decorrer...
ver resultados
Apresentação do projecto FORWARD
A Ria Formosa é um espaço extremamente complexo, com valores naturais, económicos e sociais de grande importância. É simultaneamente uma reserva natural, a zona de aquacultura mais produtiva de Portugal, e objecto de um conjunto de outras actividades económicas, que é fundamental conciliar de forma sustentável.

O projecto FORWARD (Framework for Ria Formosa water quality, aquaculture, and resource development) faz parte de um conjunto de planos postos em prática pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa S.A. - Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa.

Os objectivos gerais do P6 - Plano de valorização e gestão sustentável das actividades ligadas aos recursos da Ria, são:

Valorizar e aumentar a competitividade das actividades ligadas aos recursos da Ria, estimulando o desenvolvimento de actividades inovadoras e tecnologicamente evoluídas, as boas práticas ambientais adequadas às características específicas de cada actividade e uma maior integração entre as diferentes actividades económicas presentes.

O FORWARD abrange os concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António, ou seja, a totalidade da Ria Formosa, e enquadra-se nos objectivos gerais do P6:
> Definição de capacidade de carga de algumas zonas da Ria para cada tipo de actividade;
> Ordenamento e disciplina das actividades económicas presentes (moliscicultura, marisqueio, salicultura, piscicultura, turismo);
> Identificação de potencialidades de reconversão e modernização de algumas actividades económicas;
> Identificação das necessidades de formação de activos para as boas práticas ambientais;
> Indicação de um plano para a pesca e para a apanha lúdica no espaço lagunar.


Fig. 1. Estudos de capacidade de carga realizados pela equipa FORWARD.

O FORWARD conjuga estudos de campo, experiências de laboratório, e modelos matemáticos. A equipa tem uma experiência colectiva de dezenas de anos de estudo da Ria, e uma vasta experiência internacional nas áreas da aquacultura sustentável de bivalves tais como amêijoas e ostras, modelação ecológica, e poluição.


Fig. 2. Aplicação de um modelo matemático à Ria Formosa

Como exemplo de um estudo recente de capacidade de carga para ostras e mexilhão é indicado o projecto SMILE, desenvolvido pela equipa de projecto a pedido do governo da Irlanda do Norte, para fornecer ferramentas de gestão para o licenciamento de aquacultura de bivalves em cinco baías irlandesas, uma delas com estatuto de área protegida.

As cargas da bacia hidrográfica para a Ria Formosa, incluindo os efeitos da agricultura e dos efluentes, as trocas de água com o mar, a interacção com os sedimentos, o crescimento e produção de amêijoa e outras espécies na Ria Formosa, bem como o ordenamento espacial das outras actividades afins, incluindo a produção de sal, serão objecto de modelação matemática apoiada em medições directas, ensaios em viveiros, e dados de satélite.


Fig. 3. Simulação da optimização de viveiros de ameijoa

As ferramentas fornecidas pelo FORWARD permitem analisar e optimizar a capacidade de carga da Ria Formosa, tanto à escala local como para o sistema como um todo. Para além de apoiar decisões sobre a capacidade de carga de diferentes zonas da Ria, permitindo reduzir a mortalidade dos animais cultivados e harmonizar esta actividade com outros usos da Ria, os produtos do FORWARD poderão também ser usados pelos produtores e associações profissionais para a optimização das práticas de produção aquícola e maximizar os lucros desta actividade.

Os estudos do FORWARD têm uma duração de dois anos, até Janeiro de 2012, e são realizados por uma equipa multidisplinar conjunta do IPIMAR (coordenada pelo Eng. Carlos Vale) e IMAR – Instituto do Mar (coordenada pelo Prof. João Gomes Ferreira), sob a égide do Programa POLIS LITORAL Ria Formosa. O projecto está a ser desenvolvido em estreita colaboração com a ARH-Algarve, ICNB e Câmaras Municipais participantes. Estes estudos destinam-se a melhorar as condições de funcionamento da Ria Formosa para todos os seus utilizadores, pelo que serão realizadas sessões regulares com representantes dos diversos sectores de forma a assegurar a participação pública ao longo de todo o projecto.

voltar

 
Nata Design