Home > Empreitadas > Empreitadas
Polis Litoral Ria Formosa
Sociedade para a Requalificação
e Valorização da Ria Formosa,S.A.
Chalet João Lúcio, Pinheiros de Marim
8700-225 Olhão
Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649
geral@polislitoralriaformosa.pt
Adopte uma pradaria marinha
sugestões
Não existe nenhum inquérito a decorrer...
ver resultados
Empreitadas
Empreitada de Alimentação Artificial e Reforço do Cordão Dunar do Extremo Poente da Ilha de Cabanas (Tavira)

Adjudicatário: Irmãos Cavaco, S.A.
Fiscalização: Jorge Manuel Apolo Soares/LHT – Levantamentos Hidrográficos e Topográficos, Lda. e ASST – Serviços de Ambiente. Segurança e Saúde no Trabalho, Lda.
Valor de execução: 353.806,45€
Prazo de execução: 45 dias de execução
Data de conclusão: setembro de 2014


Objecto e Âmbito da Empreitada:

O projeto a que deu origem à empreitada, previu a manutenção, a reposição do equilíbrio do ecossistema e minimização das situações de risco para pessoas e bens, por via de medidas corretivas de erosão costeira. As ações de alimentação artificial de praias, visaram o reforço do seu areal, a proteção de arribas ou o reforço dos cordões arenosos, foram realizadas recorrendo a sedimentos (quando compatíveis) provenientes das ações de dragagem de manutenção e melhoria das condições de segurança nos canais de navegação (transposição de barras). Neste enquadramento, estas ações foram assumidas como corretivas de erosão e defesa costeira.

A intervenção inseriu-se na alimentação artificial da praia e reforço do cordão dunar no troço poente da Ilha de Cabanas que apresentava elevada vulnerabilidade ao galgamento, dada a debilidade do cordão dunar, situação resultante da fixação da barra de Tavira com dois molhes, a posterior, construção de molhes de retenção, não solucionou, no entanto, os problemas existentes naquela altura.

Esta intervenção visou a alimentação artificial e o reforço do cordão dunar do troço vulnerável, mitigando-se o risco decorrente da vulnerabilidade ao galgamento e, consequentemente, a probabilidade de rotura do cordão dunar ficou reduzida/solucionada.

Fotografias antes/depois
voltar
 
Nata Design